Chapada dos Veadeiros – Cachoeira de Santa Bárbara

A atração mais cobiçada da Chapada dos Veadeiros encontra-se no município de Cavalcante a 322 km de Brasília. Para chegar até a Santa Bárbara é preciso percorrer 25 km até a comunidade kalunga Engenho II. Quando chegar na comunidade é necessário ir até o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) para contratar um guia que o levará até a cachoeira. Ao lado do CAT tem uma lojinha com artesanatos e produtos típicos dos moradores da comunidade.

Da comunidade até a cachoeira são mais 6 km de distância. Você pode ir mais 1 km de carro e percorrer os outros 5 a pé. Quem não tiver preparo ou animo para chegar até a atração a pé tem duas opções: ir de 4×4 para estacionar bem próximo a cachoeira ou contratar um serviço de transporte oferecido no local.

Do estacionamento até a Sana Bárbara são mais 1 km de trilha com fácil acesso, cercada por montanhas e vegetação típica do cerrado. A primeira atração é a Santa Barbarinha, uma prévia do que está por vir. Sua cascata possui 4 metros e seu incrível poço azul também possui 4 metros de profundidade, um lugar ideal para descansar e apreciar a beleza da região.

COMO CHEGAR A CAVALCANTE NA CHAPADA DOS VEADEIROS

  • De avião, a maneira mais prática é escolher como destino o Aeroporto Internacional de Brasília e, de lá, alugar um carro até a Chapada dos Veadeiros, na cidade de Cavalcante.
  • De carro, partindo de Brasília, basta seguir pela BR-020 e depois pela GO-118 até Alto Paraíso. De lá, encarar mais 90km até Cavalcante no sentido de Teresina de Goiás.
  • De ônibus, você poderá usar os serviços da empresa Real Expresso até Alto Paraíso. Os horários são limitados mas é uma opção. Acesse o site da Rodoviária de Brasília e simule suas datas.

DICA VC: Atualmente, o trecho está menos de 50 reais. De Alto Paraíso para Cavalcante também há serviço de transporte mas segundo os moradores de Cavalcante, é bem precário.

  • Outra opção, seria tentar uma carona no grupo Conexão Chapada/BSB do facebook. Sempre há alguém indo ou voltando e, o que normalmente se pede é contribuição na gasolina e bom papo.

COMO CHEGAR À CACHOEIRA SANTA BÁRBARA

A Cachoeira Santa Bárbara fica na zona rural de Cavalcante. Então, do centro da cidade, você ainda vai ter que encarar mais 27 km de estrada de chão até o Povoado Engenho II, na Comunidade Kalunga.

Lá, a gente assina a lista de controle de acesso e paga a taxa de visitação. E,  só depois, dirigimos mais 1km até o estacionamento onde poderemos:

  • Fazer a trilha de 5km a pé. 
  • Ir de carro caso você esteja num 4×4.
  • Pegar o transporte local (uma rural) por 4km pagando 5 reais (melhor opção).

Só é possível percorrer 4km de transporte. Para chegar até a cachoeira ainda tem uma trilha de +ou – 1,8 km.

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR

A melhor  época para conhecer a cachoeira Santa Bárbara é na seca. Teoricamente, isso seria de maio a setembro mas, esse ano por exemplo, tivemos chuvas até um pouco mais tarde. Assim, é sempre bom acompanhar a previsão do tempo. Na nossa opinião, pra garantir quase 100% de tempo bom, eu diria julho e agosto.

QUAL O MELHOR HORÁRIO

Sem dúvida, o melhor horário para visitar a cachoeira de Santa Bárbara é durante a manhã, entre 9 e 11 horas. Mas, se não conseguir chegar nesse horário, tente não chegar depois de 1h da tarde, sobretudo aos sábados, dia de maior movimento de turistas. Não esqueça que há uma limitação diária de visitantes.

DICA VC: Domingo é o dia de menor movimento. E, a depender do horário, a cachoeira será praticamente sua. Contudo, na cidade de Cavalcante, está praticamente tudo fechado, então, optando pelo domingo, vá abastecido com lanches para comer depois do passeio.

TAXA DE VISITAÇÃO

Para acessar a cachoeira Santa Bárbara é cobrada uma taxa de 20,00 por pessoa e por dia, exceto se você estiver acampado na comunidade, pois nesse caso será cobrada apenas uma taxa, independentemente da duração da hospedagem.

COMO CONTRATAR O GUIA (OBRIGATÓRIO)

Para acessar as trilhas que dão acesso às cachoeiras é obrigatória a contratação de um guia. Você poderá fazer isso no CAT que fica na entrada da cidade de Cavalcante ou no CAT da Comunidade Kalunga, no Engenho II, de onde parte o passeio. Se você optar por contratar o guia Kalunga, ainda assim, sugiro que você passe no CAT da cidade para pegar as orientações de como chegar.

DICA VC: Algumas pessoas vão com guias de Alto Paraíso ou São Jorge. Apenas certifique-se que ele é regularizado junto à Associação dos guias do Quilombo Kalunga.

VALOR DO GUIA

Na comunidade Kalunga é cobrado R$70 reais por grupo para conhecer as cachoeiras Santa Bárbara e/ou Capivara. E R$100 por grupo para conhecer as cachoeiras Santa Bárbara e Candaru.

A COMUNIDADE KALUNGA

O Quilombo Kalunga é reconhecido como remanescente de quilombos desde o ano 2000. O principal povoado é o Engenho II mas eles estão espalhados por outros municípios do Goiás, não apenas em Cavalcante. São mais de 60 comunidades.
Formado há mais de 300 anos, eles ficaram por anos vivendo sem contato com o homem branco, acreditando que a escravidão ainda não havia acabado. Não usavam dinheiro e viviam do escambo. Só em 1982, por conta da construção de uma usina hidrelétrica que gerou a necessidade de desapropriação de uma área, foi que tomamos conhecimento de sua existência. Super interessante, não é?

ONDE COMER EM CAVALCANTE

Em Cavalcante há as seguintes opções: Restaurante e Bar Flor do Cerrado, Restaurante da Rosa, Canela da Ema, Gastrô Artes e Cultura (rola música sexta e sábado e é super animado), Flor de Café, Encanto da Pizza (pizza excelente) e o Lamirah que trabalha com cozinha árabe.

CERVEJARIA ARTESANAL

Descobrimos em Cavalcante uma fábrica de cerveja artesanal que você tem que conhecer. Estamos falando da Cervejaria Aracê que pertence a um casal de chilenos que fincou raízes na Chapada dos Veadeiros.

Saiba mais em: http://www.viajantecomum.com/2017/08/22/cachoeira-santa-barbara-chapada-dos-veadeiros/

Também em: https://www.guiaviajarmelhor.com.br/cachoeira-santa-barbara-uma-piscina-natural-na-chapada-dos-veadeiros/

Fotos: Gustavo Albano

Post anterior
Enem 2018: inscrições serão abertas nesta segunda

Posts Relacionados

No results found

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu