Enem 2018: inscrições serão abertas nesta segunda

Exame seleciona candidatos para o Sisu, Prouni, Fies e universidades portuguesas. Taxa de inscrição é de R$ 82.

Preparatório gratuito para o Enem em universidade do AP atende a 150 alunos. Inscrições começam nesta segunda (7). (Foto: Rita Torrinha/G1)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 serão abertas no site às 10h desta segunda-feira (7) e irão até o dia 18 de maio, às 23h59, segundo o manual do candidato. Todos os interessados em participar da prova devem fazê-la – inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa de R$ 82.

No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha. É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos.

Além desses dados, os estudantes têm de afirmar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes). Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.

Datas das provas

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

• 04/11: 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.

Duração: 5h30

• 11/11: 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Duração: 5h (30 minutos a mais do que em 2017)

Horários das provas

• Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h