14 de dezembro de 2019

5 livros para ler durante as férias do ensino médio.

O Colégio Expovest traz uma lista com 5 livros para você ler durante as férias do ensino médio. São livros que permitem estudar enquanto se diverte. Confira!

Durantes as férias, todos queremos descansar, viajar com a família e encontrar diferentes formas de lazer e diversão. Contudo, para quem está entrando em ano de vestibular, ou estudantes que tentam vaga para o curso dos sonhos, as férias são um período em que é possível estudar enquanto se diverte. Pensando nisso, o Colégio Expovest traz uma lista com 7 livros para ler nas férias do ensino médio. Confira e aproveite!

Extraordinário - R. J. Palácio

Extraordinário conta a história de um garoto de 10 anos que está indo pela primeira vez à escola. August nasceu com uma deformidade facial, passou por 27 cirurgias plásticas e, por isso, evitava qualquer convívio social. Ao sair na rua, usa um capacete de astronauta para não constranger ou assustar outras pessoas. A missão de August na nova escola é conviver com os colegas de classe e provar que, apesar da aparência, ele é uma criança normal como todas as demais.

Extraordinário fala sobre bullying, aceitação social e convívio com o diferente. A leitura do livro é descontraída e, ao mesmo tempo, emocionante. Vale a pena cada minuto de leitura!

1984 - George Orwell

1984 é uma obra clássica e uma das mais famosas de George Orwell. A história se passa em um futuro distópico em que o Estado impõe um regime totalitário, utilizando um sistema de vigilância e controle chamado “Grande Irmão”. Por conta disso, as pessoas são dominadas pelo medo e repressão. O personagem principal da história é Winston Smith, que faz parte do Ministério da Verdade, cuja função é alterar dados históricos para que todas as informações estivessem de acordo com os ideais que o Estado pregava. Depois de um tempo, Winston começa a questionar seu trabalho e torna-se um ativo defensor da democracia.

1984 é uma reflexão sobre opressão, totalitarismo, controle midiático e democracia.

Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex

Holocausto Brasileiro narra os maus-tratos vividos pelos pacientes de enorme hospício na cidade de Barbacena, em Minas Gerais.

Durante décadas, milhares foram torturados, violentados e mortos. Entre os pacientes haviam crianças órfãs, epilépticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões e moças que perderam virgindade antes do casamento.

A jornalista Daniela Arbex narra um genocídio que teve mais de 60 mil mortes, e que fora patrocinado pelo Estado, com a conivência de médicos funcionários e população. Holocausto Brasileiro suscita uma reflexão sobre direitos humanos, violência contra o ser humano e problemas de saúde pública.

Eu sou Malala - Malala Yousafzai

É uma biografia de Malala, uma jovem paquistanesa que lutou pelo direito de meninas e mulheres estudarem no país dela. Porém, por conta desse objetivo, ela sofre um ataque do Talibã, que tenta assassiná-la, sem sucesso.

Atualmente, Malala é símbolo de coragem e luta contra forças opressoras, além de vencedora do Prêmio Nobel da Paz, pela ONU. A obra ajuda a pensar sobre direito da mulher e direito à educação.

Modernidade Líquida - Zygmunt Bauman

O livro, escrito pelo sociólogo Zygmunt Bauman, descreve a natureza das relações nos dias de hoje — que, segundo ele, é marcada pela fluidez e fragilidade.

A obra tematiza assuntos como relações de trabalho, relação sentimental entre as pessoas, incerteza e insegurança próprias da modernidade. É um livro que ajuda o leitor e estudantes a pensar o papel que possuem na sociedade e no estabelecimento de laços entre os seres humanos.

Conclusão

Nossa lista traz 5 livros que estudantes do ensino médio podem ler durante as férias com o objetivo de relaxar e, ao mesmo tempo, ficar por dentro de ideias e reflexões que vão lhes ajudar a pensar a sociedade de maneira mais crítica e analítica.

Durante as férias, além de curtir bastante e se preparar para mais um ano letivo, o estudante deve aproveitar cada momento para se preparar para ter sucesso no vestibular!

Sigam-nos

Sobre o Expovest

Somos uma escola comprometida em preparar nossos alunos para o futuro. Visamos sempre os bons relacionamentos e cuidamos para que pais e alunos sintam-se acolhidos. Já somamos mais de 20 anos de história!

Prepare-se para receber um conteúdo de qualidade!

O melhor ensino para seu filho!

© Colégio Expovest. Todos os direitos reservados.